quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Rota por Cerromaior

Em Cerromaior nasci.

Depois, quando as forças deram
para andar, desci ao largo.
Depois, tomei os caminhos
que havia e mais outros que
depois desses eu sabia.

E tanto já me afastei
dos caminhos que fizeram,
que de vós todos perdido
vou descobrindo esses outros
caminhos que só eu sei.

           Excerto do poema "Maltês", de Manuel da Fonseca


No âmbito da Semana da Biblioteca Escolar, um grupo de professores participou esta tarde num passeio histórico-literário, a Rota por Cerromaior. Esta atividade, organizada pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, é um roteiro pelas ruas do Centro Histórico de Santiago, tendo como pano de fundo alguns apontamentos da vida e da obra de Manuel da Fonseca.


   
Foi um momento de agradável convívio entre os docentes que participaram na Rota, os quais puderam (re)descobrir alguns dos sítios e edifícios mais relevantes da história de Santiago do Cacém, além de ficar a conhecer mais um pouco sobre a vida e a obra deste importante vulto do Neorrealismo português.


No final desta tarde bem passada fica a vontade de repetir a experiência com os nossos alunos e de organizar mais momentos destes, tão importantes para reforçar os laços e retemperar as forças.


Os nossos agradecimentos à Câmara Municipal, na pessoa do Sr. Vereador da Cultura, Norberto Barradas, e muito particularmente ao historiador Gentil Cesário, bem como às técnicas da Biblioteca, Carla Fonseca e Ana Peredo, que (tão bem) nos acompanharam nesta Rota.




Sem comentários:

Enviar um comentário