sexta-feira, 13 de outubro de 2017

O Livro do Desassossego e o Caderno do Desassossego



Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.



"Este livro é só um estado de alma, analisado de todos os lados, percorrido em todas as direções."

Fernando Pessoa, in Livro do Desassossego, Assírio e Alvim.


O Livro do Desassossego é o ponto de partida para a criação do Caderno do Desassossego, com textos variados (poemas, reflexões, narrativas breves...) produzidos pelos alunos em momentos de escrita criativa.

"Sonhos"
Existem diversos sonhos, milhares de possibilidades...
Mas o que é o sonho?..
Algo que queremos demasiado e idealizamos na nossa mente, de forma a que tudo seja perfeito, ou algo difícil de conseguir, mas de tanto o desejarmos se torna um sonho permanente que tentamos alcançar algum dia.
Existem vários tipos de sonhos e variam conforme as pessoas...
Mas, se formos falar do meu sonho, ah, esse seria bem simples, se eu tivesse o poder de sonhar alto e de realizar o que desejo, só queria estar um sítio qualquer, num lugar qualquer, junto das pessoas que mais amo, a minha família, pois são elas que são capazes de realizar e sonhar junto comigo. E ter apenas a hipótese de o conseguir seria uma concretização para mim.
Enquanto isso, vamos sonhando com essa possibilidade, idealizando na nossa mente sonhos possíveis e outros nem tanto, mas sempre com a esperança de que um dia esses sonhos se possam vir a realizar...

 F. M.


Sem comentários:

Enviar um comentário