quarta-feira, 24 de junho de 2020

Páginas do desassossego - A igualdade


(Texto criado a partir do poema "Hino à razão", de Antero de Quental)

Embora muitos de nós considerem a igualdade um dado adquirido nas sociedades desenvolvidas, os últimos acontecimentos têm mostrado precisamente o contrário. A questão que se coloca é: porque é que em pleno século XXI ainda temos de lutar por um direito tão básico?
A meu ver, há várias explicações, mas há duas que são  preponderantes - a falta de empatia e o sentimento de supremacia que ainda habita em muita gente.
O facto de sermos incapazes de nos colocar na pele do outro e de procurar compreender que por ele ter uma cor diferente, ser portador de uma deficiência ou apresentar uma orientação sexual distinta, não é menos do que nós, contribui para que as pessoas continuem a ser rotuladas e tratadas consoante os estigmas que lhes são atribuídos. O caso dos gays, por exemplo. Muitos deles são violentados, física e psicologicamente, pelo simples facto de terem uma orientação sexual diferente. Se quem os trata mal procurasse pôr-se do outro lado, perceberia que é errado tratá-los desta forma só por serem como são, não tendo como mudá-los.
Sentirmo-nos no direito de maltratar um outro ser humano, porque o consideramos inferior devido a determinadas características, perpetua a desigualdade. Enquanto não conseguirmos ser humildes e aceitar que somos todos iguais, mas únicos, a igualdade continuará a ser apenas uma miragem.
É importante que todos façamos um trabalho coletivo e tentemos "dizimar" este problema. Caso contrário, as gerações futuras irão sofrer dos mesmos males e não poderemos progredir enquanto sociedade.


Matilde Morato 11ºE+F

Sem comentários:

Enviar um comentário