quinta-feira, 2 de julho de 2020

Páginas do desassossego - Igualdade


(Texto criado a partir do poema "Hino à razão", de Antero de Quental)

Antero de Quental defende a Igualdade, Justiça, a Razão, a Verdade, o Progresso, entre outros  valores, que nós, em pleno século XXI, consideramos básicos. Mas serão estes valores realmente tão básicos como nós os consideramos, ou será apenas uma ilusão que a Comunicação Social e as Redes Sociais nos passam?
Na minha opinião, ainda nos encontramos muito longe do mundo ideal que Antero de Quental idealiza. Um dos principais fatores que impede que esta realidade “perfeita” se concretize é o Racismo. Atualmente, vivemos uma das maiores lutas/manifestações já feitas contra este problema social ao qual nós chamamos Racismo. Desde sempre que pessoas de pele negra sofrem abusos por parte daqueles que se consideram superiores, apenas pelo seu tom de pele.
A meu ver, outro problema social que também enfrentamos, hoje em dia, para além do Racismo, e que também impede a concretização desta sociedade ideal está relacionado com as desigualdades sociais a que ainda podemos assistir. Elas não são tão visíveis em países mais desenvolvidos, no entanto, em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, estas assimetrias são visíveis a olho nu.
Para concluir, na minha ótica, ainda estamos muito longe desta sociedade ideal, que, de momento não passa de uma utopia. No entanto, (...) eu sinto que estamos cada vez mais a caminhar em direção à Justiça, à Igualdade, à Razão, etc.… não sendo apenas uma utopia.


Ana Beatriz Raposo, 11ºE/F

Sem comentários:

Enviar um comentário