terça-feira, 9 de junho de 2020

"Páginas do desassossego" - A solidão



A solidão vai muito mais além da negatividade que retiramos dela. É importante perceber que estar “só” nem sempre é mau. Por vezes, é essencial para a manutenção do nosso bem-estar, porque enquanto seres humanos, também necessitamos de momentos a sós; a sós das relações interpessoais que diariamente estabelecemos, e que nem sempre significam algo positivo para nós.
Julgo que existem vários tipos de solidão, que variam consoante a situação e/ou período de vida e de pessoa para pessoa. E, além disso, considero essencial que se perceba o que é a solidão e o que podemos retirar dela, seja algo útil e agradável ou não.
Na minha opinião, existe a solidão "livre". Esta, faz-nos bem enquanto seres individuais, é o tipo de solidão que nos atinge nos momentos da vida em que nos sentimos desamparados e que faz com que nos encontremos de novo. (...). De facto, acredito que esta seja saudável e importante para encontrarmos forças que nos ajudem a prosseguir com a vida, a continuar com o que nos faz bem.
Contudo, existe outro tipo de solidão à qual me quero referir e que, na minha opinião, é um pouco mais difícil do que a anterior que mencionei. A solidão entre os outros. Nesta, sentimo-nos sozinhos, quando estamos rodeados de pessoas. Temos família, amigos, pessoas que se preocupam, mas, na mesma, sentimos que não estamos completos. Na minha opinião, esta solidão não é, necessariamente, má, apenas julgo que seja difícil  viver com ela, e tenho a certeza de que ela significa que precisamos de estar sozinhos quando o nosso eu interior assim pede. Devemos respeitar as nossas próprias vontades, tirar um tempo a sós, quando precisamos ouvir o que temos para dizer a nós próprios.
Enfim, e por todas as razões mencionadas, concluo que estarmos sós, é termos a oportunidade de nos conectar com a pessoa mais importante que temos: nós próprios. No meu ponto de vista, é necessário que nos encontremos de vez em quando, é necessário que passemos por algum tipo de solidão para continuarmos a ter o equilíbrio na nossa vida.


Texto - Íris Vicente nº10 11ºE+F (15/5/2020)   

Sem comentários:

Enviar um comentário