segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Sessões sobre Bullying e Cyberbullying no AESA

Fevereiro é o Mês da Internet Segura e este mês não podia ter começado melhor no Agrupamento de Escolas de Santo André.
Hoje, dia 3 de fevereiro, recebemos, na Escola Básica N.º1 e na ESPAM, o psicólogo Luís Fernandes, coordenador de vários projetos na área do bullying e da violência em idade escolar e autor de alguns livros também nesta área.
A organização desta atividade esteve a cargo do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) "Porta Aberta" e da Espiga - Cooperativa de Solidariedade Social, contando com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e de Sines, bem como do Agrupamento, neste caso através das psicólogas do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO).
Alunos do 6.º ano e do 3.º ciclo puderam assistir, ao longo do dia, a sessões onde o tema do bullying e do cyberbullying foi abordado, partindo sempre da experiência que este psicólogo educacional tem vindo a adquirir ao longo de anos de trabalho em diversas escolas e no contacto com crianças e jovens envolvidos em situações de bullying, quer como vítimas, quer como agressores.
Ao final da tarde, os pais tiveram também a oportunidade de assistir a uma palestra, na qual se realçou o papel importante que os pais têm na prevenção deste tipo de situações, estando atentos a possíveis sinais de alerta e valorizando a educação e a inteligência emocionais.
Foi um dia intenso e muito rico que certamente não deixou ninguém indiferente. Dos vários exemplos e conselhos práticos dados pelo Dr. Luís Fernandes, destacamos uma frase que resume a importância deste trabalho de prevenção e combate ao bullying em todas as suas formas:

Se calhar não acabamos com o bullying no mundo, mas podemos acabar com o bullying no mundo de alguém.





Sem comentários:

Enviar um comentário