quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Quando a literatura pode mudar a sociedade



Está a decorrer a Feira do Livro de Frankfurt, a mais importante feira do livro deste segmento a nível mundial. O Brasil é o país convidado da edição deste ano e o escritor Luiz Ruffato, autor de "Estive em Lisboa e lembrei-me de ti", já publicado em Portugal, foi convidado para ser o orador literário da cerimónia de boas vindas.

Salientamos aqui as palavras deste escritor sobre o poder dos livros e da literatura:


"O que significa habitar essa região [Minas Gerais, de onde o escritor é oriundo] situada na periferia do mundo, escrever em português para leitores quase inexistentes, lutar, enfim, todos os dias, para construir, em meio a adversidades, um sentido para a vida? Eu acredito, talvez até ingenuamente, no papel transformador da literatura. Filho de uma lavadeira analfabeta e um pipoqueiro semianalfabeto, eu mesmo pipoqueiro, caixeiro de botequim, balconista de armarinho, operário têxtil, torneiro-mecânico, gerente de lanchonete, tive meu destino modificado pelo contacto, embora fortuito, com os livros. E se a literatura pode alterar o rumo da vida de uma pessoa, e sendo a sociedade feita de pessoas, então a literatura pode mudar a sociedade."


Pode ler mais sobre este discurso do escritor Luiz Ruffato na cerimónia de boas vindas da Feira do Livro de Frankfurt 2013 aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário