sexta-feira, 17 de maio de 2013

Nuno Júdice vence Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana



O poeta português Nuno Júdice recebeu esta quinta-feira o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana, atribuído pelo Património Nacional espanhol e pela Universidade de Salamanca.
O prémio reconhece o conjunto da obra poética de um autor vivo que, pelo seu valor literário, constitua uma contribuição significativa e relevante para o património cultural partilhado pela comunidade ibero-americana,
Nuno Júdice nasceu no Algarve, em 1949, formou-se em Filologia Românica pela Universidade Clássica de Lisboa e é professor associado da Universidade Nova de Lisboa. É autor de 30 livros de poesia, entre os quais A Matéria do Poema e Guia dos Conceitos Básicos. O autor, que começou a publicar poesia em 1979, tem também publicadas obras de ensaio, teatro e ficção. A sua obra está traduzida para italiano, francês e inglês, além do castelhano.
Esta é a segunda vez que um poeta português recebe este importante prémio, uma vez que Sophia de Mello Breyner foi distinguida com o Prémio Rainha Sofia em 2003.

Sem comentários:

Enviar um comentário