quarta-feira, 13 de abril de 2022

Uma aventura - desafio

No âmbito de uma produção escrita, a professora de Português da turma 5.ºA, Donzília Marques, propôs o seguinte desafio aos alunos:

Depois de teres ficado a conhecer um pouco da Quinta das Lágrimas e do livro “Uma Aventura na Quinta das Lágrimas”, é a tua vez de imaginar uma aventura… NA TUA ESCOLA!


 

 

Eis o resultado.


Uma aventura escolar

 Numa manhã de longo inverno, na minha escola, havia uma pequena sala no fundo do corredor e vindo lá do fundo uns barulhos estranhos.

− “Mas o que será este barulho?” –  interroguei-me a mim própria.

Um aluno perguntou à professora:

− Professora, o que são estes barulhos?

− Não sei, Júnior. – disse a professora.

Algum tempo depois e era hora do almoço.

− Vamos começar esta aventura! Vamos até à sala do fundo e apanhamos o que está a fazer este barulho. – disse eu à Joana, ao Vítor e ao João, os meus companheiros nesta missão.

Quando lá chegámos, encontrámos um portão fechado e começámos a procurar outra entrada. Conseguimos achar uma.

− Mas era isto que estava a fazer este barulho? Um rato! – disse a Joana.

Todos achámos estranho, mas não encontrámos mais nada.


Ariana Ferreira Moreno



A dança na escola 

Numa bela manhã, no fim do inverno, eu estava muito nervosa, porque na semana seguinte, segunda-feira, a minha turma e eu iríamos dançar para toda a escola e para os pais e mães dos meninos e meninas da minha turma.

Entretanto, apareceu a Maria, uma menina da minha turma com cabelos loiros, encaracolados e que lhe chegam pelos ombros, tem olhos castanhos e brilhantes como uma castanha ao sol, e usa óculos e também um casaco cor-de-rosa.

Depois, eu, a Maria e o resto da minha turma fomos fazer a dança e a Maria chegou-se a mim e perguntou-me:

− Ó Laura, somos obrigadas a dançar?

− Eu acho que sim, mas se tu não quiseres tudo bem. Só se tu quiseres ter zero em Educação Física – disse eu.

− Agora eu vou para a dança. Tchau!

E lá fomos todos fazer a dançar, e a Maria também foi.

           Quando chegou a segunda-feira, nós dançámos e assim sentimo-nos felizes.


Laura Cordeiro

 


A caça ao tesouro 

Certo dia, fui para a escola, chegou o intervalo e estavam a dizer que havia um tesouro na escola. E que havia uma caça ao tesouro na escola. Eu e os meus amigos começámos a procurar, até que encontrámos a primeira pista que tinha uma adivinha:

“- Qual é o sítio onde tu treinas?”

Nós começámos a pensar e lembrámo-nos “No Pavilhão”, fomos a correr para lá, ficamos à procura até que encontrámos. Na pista dizia:

“- Qual é o sítio onde tu compras a senha?”

Quando lá chegámos, estava ali a última pista que dizia que o tesouro estava na nossa sala. Quando entrámos, estava lá o tesouro com muito dinheiro. Então, nós dividimo-lo entre nós.


Salvador Pinela



A aventura 

Numa bela manhã, os alunos chegaram à sala e sentaram-se nas suas cadeiras e esperaram a professora. Passaram 20 minutos, e nada da professora! Então, a delegada e a subdelegada juntaram-se e bateram à porta do lado:         

            TOC! TOC!

            Podemos entrar? pergunta a delegada.

E os alunos disseram que sim. Quando entraram, só viram alunos e perguntaram:

            A vossa professora também desapareceu? perguntou a subdelegada.

            Sim disse uma menina muito bonita.

            Venham, vamos chamar todas as turmas para procurá-las todos juntos.

Chamam todas as turmas e reúnem-se lá em baixo.

            Vamos separar-nos em turmas: o 5A fica lá fora, o 5D lá em cima, o 6B fica na entrada, 6A fica na cantina e por fim o 5E fica com o resto.

            Vamos lá, nós conseguimos!!!

Depois de 2 horas, o 5A ouve gritos no esgoto e quando entram, veem as professoras presas e ajudam-nas. Pouco depois, retomam as aulas.


Thamara Salgueiro


Sem comentários:

Enviar um comentário