segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Rato do campo e Rato da cidade


Os alunos dos quintos anos foram desafiados, num teste, a juntar o rato do campo e o rato da cidade seis meses mais tarde, dando assim continuação à conhecida fábula de Esopo.
Eis dois relatos desses reencontros.



O reencontro dos dois amigos

Um dia, quando o rato da cidade estava a passear, lembrou-se do seu amigo rato do campo e decidiu ligar-lhe. Disse assim:
Amigo, precisamos de falar em tua casa.
Está bem respondeu o rato.
Foi ter com o seu amigo e começaram então a falar:
Então, rato do campo, como é que vai isso?
Vai bem. Visitei muitos países. Visitei Paris e fui lá ao cimo da Torre Eiffel, era mais bonito do que eu podia imaginar! – respondeu o rato do campo.
Fantástico! Eu também tenho uma história. Fui até Inglaterra e visitei o museu e o Big Ben. Foi muito divertido – disse o outro rato.
Boa! Olha, desculpa por ter gritado contigo. Podemos voltar a ser amigos? – perguntou o rato do campo, com ar ansioso.
O rato da cidade aceitou e assim voltaram a ser amigos! 



Afonso Grade, 5.ºD





«O reencontro»

     Passados seis meses, o rato do campo, que tinha feito a sua vida calma, voltou a encontrar-se com o rato da cidade. O rato da cidade, pelo contrário, tinha andado em todo o lado. Desde restaurantes pequenos aos mais caros da cidade.
    Desta vez, eles encontraram-se ao pé de um beco cheio de caixotes do lixo. O rato da cidade mostrou como se podia comer o lixo.
     Mas aconteceu o inesperado. De dentro de um caixote do lixo saíram vários gatos. O rato do campo, que estava muito atento, fugiu logo, enquanto o outro rato, que se deliciava com aqueles manjares, foi arranhado por um gato. Quando se alertou, desatou a fugir, mas ficou com um ferimento. O rato do campo disse:
     -Vês? Se não estiveres atento podem acontecer-te muitas coisas más.
    Por fim, foram para as respetivas casas.


André Assunção, 5.ºE


Sem comentários:

Enviar um comentário