sexta-feira, 21 de setembro de 2018

15 filmes sobre a inteligência emocional que deveríamos ver com os nossos alunos

Neste início de ano letivo, deixamos aqui uma sugestão que poderá ser útil para professores (e não só).



1. Robots: entender as necessidades dos outros através da empatia é o primeiro passo para conseguir ajudá-los.

2. Boog & Elliot: Aventura na Floresta: confiar nos outros dá-nos segurança e ajuda-nos a superar as dificuldades. Quando trabalhamos unidos por um mesmo objectivo conseguimos resultados surpreendentes.

3. Pacha e o Imperador: para superar um medo temos de confiar nas pessoas que nos oferecem a sua ajuda. E nós também podemos ajudar os outros a superar os seus receios.

4. Chicken Little: na nossa vida há muitos motivos para o entusiasmo e a ilusão. Enfrentar a vida com otimismo ajuda a superar as dificuldades e a espalhar alegria ao nosso redor.

5. Mrs. Doubtfire - Papá para Sempre: quando fazemos algo errado, sentimo-nos culpados. O perdão ajuda a superar a culpabilidade e dá-nos a alegria de poder começar de novo.

6. À Procura de Nemo: gostar dos outros, façam o que fizerem, é sentir um amor incondicional. O amor incondicional preocupa-se com o bem-estar do outro sem esperar nada em troca.

7. Pocahontas: mesmo nas situações mais complicadas é possível encontrar satisfação e esperança. Às vezes, é preciso tomar decisões difíceis que, a longo prazo, nos irão trazer felicidade.

8. Up - Altamente!: há pessoas que admiramos e imitamos. Há muitas coisas que sabemos porque alguém que admiramos nos ensinou.

9. Chovem almôndegas: quando os outros nos acolhem e nos aceitam tal como somos, crescemos em autoestima e ganhamos segurança para realizar os nossos sonhos.

10. Divertida-mente (Inside Out): as 5 emoções básicas (alegria, tristeza, raiva, medo e repulsa) governam o cérebro de Riley.

11. Wall-E: um robô ajuda-nos a aprofundar a comunicação não verbal através de expressões e de gestos que utiliza para comunicar.

12. Kenai e Koda: perdoar-se e reconciliar-se é tão importante. Este filme ajuda-nos a compreender a sua importância.

13. Ratatouille: é o filme ideal para mostrar aos nossos alunos que “qualquer um pode cozinhar”, que qualquer um pode criar se se propuser a isso. Podemos trabalhar com os nossos alunos o valor de acreditar em si mesmo.

14Como treinares o teu dragão: um filme que nos dá a oportunidade de trabalhar a diversidade e de reflectir sobre as consequências dos nossos atos. Ao longo de toda a história o valor da amizade está muito presente, assim como a capacidade de aprender a confiar nos outros.

15Os Croods: este filme centra-se no valor da família e na possibilidade de fazer as coisas de um modo diferente, de atrever-se a mudar e de ultrapassar os nossos medos.


Sem comentários:

Enviar um comentário