terça-feira, 24 de maio de 2016

As artes, as palavras, a poesia e a vida



No passado dia 17 de maio, decorreu no anfiteatro da ESPAM, uma palestra com o Professor Fernando Pinto do Amaral, Comissário do Plano Nacional de Leitura, na qual estiveram presentes alunos de várias turmas de 8º, 9º, 10º, e 11º anos.
Na sequência do encerramento das atividades do ano letivo do projeto Contos e Encantos e, em parceria com a Biblioteca Escolar, assistiram-se a momentos de poesia, descobrindo-se as palavras de diferentes autores portugueses, ditas pelas vozes de vários alunos. Três alunos do Programa Intercultura AFS leram ainda, textos em turco, finlandês e inglês.
No decurso desta sessão, o professor Fernando Pinto Amaral, também poeta, tradutor e crítico literário, com obra publicada em livros, jornais e revistas de referência, sensibilizou para a importância das artes, em geral e da poesia, em particular. Tendo como mote alguns dos poemas apresentados, mostrou a importância das escolhas individuais nas várias etapas da vida.

Obrigada à Soraia Pereira, à Joana Tavares, à Naomi Monteiro, à Raquel Gouveia, à Ana Charneca do projeto Contos e Encantos e a todos os alunos que deram o seu contributo a esta atividade.


Constituição da mesa: Prof. Helena Fontinha. Prof. Fernando Pinto do Amaral,
Prof. Isabel Barros e Prof. Saudade Mestre

Na assistência, alunos de diferentes anos de escolaridade e alguns docentes.

Alguns alunos leram poemas de diversos autores.
Durante a leitura de poemas...


No final, o Prof. Fernando Pinto do Amaral partilhou com a assistência algumas ideias
e reflexões sobre a importância da arte em geral e da literatura em particular.



Sem comentários:

Enviar um comentário