quinta-feira, 30 de outubro de 2014

EFEMÉRIDE
1 de novembro de 1755


A 1 de Novembro de 1755, às 9 horas e 40 minutos, um violento terramoto atinge Lisboa e outras localidades portuguesas, provocando entre 12 a 15 mil vítimas mortais. A terra tremeu três vezes, num total de 17 minutos. O sismo teve o epicentro no mar, a oeste do estreito de Gibraltar, atingindo o grau 8,6 na escala de Richter.
As igrejas estavam cheias, pois era Dia de Todos os Santos. Quando o terramoto se fez sentir, muitos edifícios ruíram, ceifando a vida àqueles que estavam dentro deles. As águas do Tejo, recuando por ação do terramoto, abateram-se depois sobre a cidade numa onda gigante, que se pensa ter atingido mais de 20 metros de altura, um maremoto. Logo em seguida deflagrou um enorme incêndio que alastrou pelo centro da cidade e durou seis dias. Mais de meia cidade ficou completamente destruída. Entre os edifícios que ruíram estava o Paço da Ribeira (o palácio onde residia o rei) e a Casa da Índia, onde funcionava a alfândega. Noutros pontos do país a destruição foi também muito violenta, em especial no Algarve.
Nos anos seguintes, sob a ação do Marquês de Pombal (Sebastião José de Carvalho e Melo), Lisboa é alvo de uma reconstrução que seguiu os princípios do racionalismo. Nasce, junto ao Tejo, a Baixa Pombalina.


Sem comentários:

Enviar um comentário