quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Escritora na Biblioteca Escolar



Foi com enorme prazer que recebemos hoje na Biblioteca da Escola a escritora Carla Simone Azevedo.
Capa do livro "De ébano e marfim,
uma ilustração da própria autora.


Poetisa, escritora, pintora, Carla Simone Azevedo nasceu em Moçambique e percorreu vários locais devido à profissão de seu pai, médico e delegado de saúde. Estudou em Angola e foi neste país que casou, em Nova Lisboa, atual Huambo. Veio para Portugal em 1975 e reside atualmente perto de Sintra.

São de África as suas recordações de uma infância muito feliz, como gosta de referir. São essas recordações que servem de inspiração a muitos dos seus poemas e África está também presente no seu último livro, "De ébano e marfim", o qual tem por base histórias que a autora escutou de seu pai.



O convite para esta sessão na Biblioteca da nossa escola partiu da professora Rosa Maria, que trabalhou alguns poemas e contos desta autora nas suas aulas de português com as turmas 6ºA e 6ºC.

Os alunos conversaram com a autora, colocando algumas questões previamente preparadas nas aulas. Seguidamente, alguns alunos leram poemas e alguns excertos de "De ébano e marfim". Por fim, a professora Rosa Maria e a própria autora leram os seus textos preferidos.

Foram momentos muito agradáveis e muito apreciados por todos. Agradecemos à professora Rosa Maria e aos seus alunos esta iniciativa e à escritora Carla Simone a sua presença, disponibilidade e simpatia.

Amanhã, sexta-feira, Carla Simone Azevedo estará no Canto das Letras, na Biblioteca Municipal Manel do Tojal, pelas 16h, para a apresentação do seu livro "De ébano e marfim", numa iniciativa do ASAS. Apareçam!








1 comentário:



  1. Pela singeleza e humildade que percecionamos na escrita da Carla, e pelo modo subtil com que ela constroi o seu universo onírico e o partilha com o/a leitor/a, escolhi este ( de seu título) Poema:

    Poema

    Tocaram-me ao de leve
    as palavras
    e acordei.
    Com elas ritmei
    a cadência do tear dos dias
    onde fui dando forma
    ao meu refúgio

    e teci-o frágil

    e atapetei-o de alfazema perfumada
    enfeitei-lhe as paredes
    de som e rima
    dei-lhe a luz da alma
    e o calor das mãos.
    Depois
    enrolei-me morna
    e adormeci
    mas antes
    dei-lhe o nome
    de poema.

    Carla Simone

    ResponderEliminar