sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Dia Mundial do Professor

Em 1994, a UNESCO declarou o dia 5 de outubro como o Dia Mundial do Professor. O tema deste ano é "Take a stand for teachers!" ("Apoia os professores!").

Num momento tão difícil como aqueles que atravessamos, não é demais salientar a mensagem da UNESCO para este dia, da qual realçamos algumas passagens:

"Em todo o mundo, uma educação de qualidade oferece esperança e a promessa de uma vida melhor. Contudo, não pode haver uma educação de qualidade sem professores competentes e motivados."

"Os professores são um dos muitos fatores que mantêm as crianças e jovens na escola e influenciam a sua aprendizagem. Eles ajudam os alunos a pensar criticamente, a processar a informação de diferentes fontes, a trabalhar colaborativamente, a solucionar problemas e a tomar decisões informadas."

"Porquê apoiar os nossos professores? Porque o professor está a perder o seu estatuto em muitas zonas do mundo... O Dia Mundial do Professor chama a atenção para a necessidade de valorizar esta profissão, não apenas para benefício dos professores e dos alunos, mas de toda a sociedade, reconhecendo o papel crucial dos professores na construção do futuro."



Sem comentários:

Enviar um comentário