quinta-feira, 5 de maio de 2022

Latitudes da Língua Portuguesa

 No Dia Mundial da Língua Portuguesa e no âmbito da atividade "Latitudes da Língua Portuguesa", lançada pela RBE para assinalar esta data, a turma 5.ºD  do nosso Agrupamento participou numa videoconferência com a turma 5.ºA do Agrupamento de Escolas André Soares, de Braga.

Os alunos partilharam informação sobre as respetivas cidades - história, monumentos, pontos de interesse, gastronomia. Foi muito interessante descobrir que Braga é a mais antiga cidade portuguesa e Vila Nova de Santo André é a mais recente.

Os alunos de Braga também partilharam connosco algumas expressões idiomáticas e o seu significado, como "és de Braga?", "ver Braga por um canudo", e "mais velho do que a Sé de Braga". Explicaram ainda o significado de "varado", ou será "barado"? É que a troca dos vês pelos bês é outra característica do falar daquela região do país.

Os alunos de Santo André escolheram dois poemas que a Alice Teixeira leu durante a sessão - "O vento", de Jorge Sousa Braga, porque Santo André, ficando perto do mar, é muito ventoso, e "Animais de estimação", de Álvaro Magalhães, pois na nossa freguesia temos o Badoca Safari Park, um parque de animais selvagens e também em homenagem ao Félix, um gato que a nossa escola adotou (ou ele adotou-nos a nós, que é o mais certo).

A videoconferência foi transmitida em direto na Rádio Miúdos, integrando a emissão especial em celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa. Foi uma experiência muito emocionante.

Screenshot da sessão Zoom com a escola de Braga,
onde podemos ver a tela da Rádio Miúdos partilhada no ecrã.


Sem comentários:

Enviar um comentário