«Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direito. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.»
Art.º 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos
O Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado anualmente a 10 de dezembro, recordando o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a qual enumera os direitos básicos que devem assistir a todo o ser humano.
A data que hoje se assinala visa homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos, muitos deles anónimos, defensores dos direitos humanos e denunciar todos os tipos de discriminação. É também neste dia que ocorre a cerimónia de entrega do Prémio Nobel da Paz, este ano atribuído à Organização para a Proibição das Armas Químicas.
Em Portugal, A Assembleia da República reconheceu a grande importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos ao aprovar, em 1998, uma Resolução que institui o dia 10 de dezembro como o Dia Nacional dos Direitos Humanos.
Pode ler aqui a mensagem da diretora geral da UNESCO, Irina Bokova.
Sem comentários:
Enviar um comentário